Óleos Essenciais

Os óleos essenciais mencionados na Bíblia e os presentes dos Reis Magos a Jesus

Os óleos essenciais aparecem várias vezes na Bíblia, principalmente no Antigo Testamento. Eles eram usados para coisas como fazer perfumes, unguentos, incensos e até mesmo para curar doenças. Alguns dos óleos essenciais mencionados na Bíblia são a mirra, o açafrão, o aloés, o cedro, o cipreste, o cravo, o gálbano, o jasmim, o lírio, o murta, o sândalo e o cipreste.

A mirra é um dos óleos mais mencionados na Bíblia e é usado de várias maneiras, como em unguentos, perfumes e incensos. Também é men cionada como um símbolo de lágrimas e dor. Você pode encontrá-la mencionada como um dos presentes dados pelos três Reis Magos a Jesus, assim como também é mencionada na história da crucificação e ressurreição de Jesus. Na Bíblia, a mirra era usada para ungir os corpos dos mortos antes de enterrá-los, então ela é um símbolo da morte e da ressurreição de Jesus.

Outros óleos essenciais mencionados na Bíblia são o açafrão, que é usado em unguentos e perfumes, e o cipreste, que simboliza longevidade e imortalidade. O cedro é mencionado como um material usado na construção de tabernáculos e templos sagrados, e o sândalo é mencionado em perfumes.

Mas os óleos essenciais vão além de simplesmente fazer coisas cheirarem bem. Eles têm um significado espiritual e simbólico muito importante na Bíblia. Os presentes de ouro, incenso e mirra dados a Jesus pelos Reis Magos são um exemplo disso. O ouro simboliza a divindade de Jesus e sua realeza, enquanto o incenso é um símbolo de adoração e comunicação com o divino. A mirra, como mencionamos, é um símbolo da morte e ressurreição de Jesus.

Mas esses óleos também aparecem em outras passagens da Bíblia. Por exemplo, no livro de Êxodo, a mirra é mencionada como um dos ingredientes do óleo sagrado usado para ungir os sacerdotes e os objetos do tabernáculo. E no livro de Salmos, o incenso é mencionado como um símbolo da oração e da adoração a Deus.

Os Reis Magos e os presentes para Jesus

Aqui está o trecho do evangelho de Mateus que relata a história dos três reis magos e os presentes que eles ofereceram a Jesus:

Depois que Jesus nasceu em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, apareceram uns magos do Oriente em Jerusalém, perguntando: ‘Onde está o rei dos judeus que acabou de nascer?
Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. Reuniu todos os principais sacerdotes e os escribas do povo e perguntou a eles onde devia nascer o Cristo.
Eles lhe responderam:Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de nenhum modo és a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um líder que será o pastor de meu povo Israel. Então Herodes chamou em segredo os magos e, tendo-lhes perguntado exatamente quando a estrela aparecera, enviou-os a Belém, dizendo: ‘Vão e façam uma busca minuciosa pelo menino. Quando o encontrarem, avisem-me, para que eu também possa ir adorá-lo. Depois de ouvir o rei, eles partiram. E a estrela que viram no Oriente os guiou até chegarem ao lugar onde o menino estava. Quando viram a estrela, ficaram muito alegres. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, ajoelhando-se, adoraram-no. Depois, abriram seus tesouros e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra. Mas, como receberam aviso em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para o seu país por outro caminho.
(Mateus 2:1-12)

Algumas passagens bíblicas com referências aos óleos essenciais

  1. Gênesis 37:25 – “E, vendo-os (os irmãos de José), passou adiante, fora do acampamento, e chorou. Depois voltou e falou com eles; e, tirando a roupa de José, tiraram-lhe também o manto de linho fino, que ele trazia sobre si, e o lançaram na cisterna; mas a cisterna estava vazia; não havia água.”
  2. Êxodo 30:22-25 – “Também o Senhor falou a Moisés, dizendo: Toma também especiarias finas: quatrocentos e cinqüenta siclos de mirra pura, e o mesmo peso de incenso; e quinhentos siclos de cálamo aromático, e quinhentos siclos de cássia, segundo o siclo do santuário; e um hin de azeite de oliva. Farás disso um óleo de santidade, um composto, obra de perfumador; será o óleo da unção sagrada.”
  3. Levítico 14:6-7 – “Ele tomará também do óleo de azeite uma libra, e derramará sobre a cabeça do que se purifica; e fará expiação por ele na presença do Senhor. E depois de ter feito a barba todo o cabelo da sua carne, lavará os seus vestidos, e mergulhará novamente no água, e será puro; e, depois disso, entrará no arraial do acampamento, mas ficará fora da sua tenda sete dias.”
  4. Êxodo 30:34 – “Então o Senhor disse a Moisés: Toma para ti especiarias: essência de terebintina, especiarias de galbano e de incenso puro, em igual peso.”
  5. Ezequiel 27:19 – “Dan e Javã, tu és comerciante de jacintos, safiras, perolas e pérolas, sálvia, antimonita e jáspe.”
  6. Salmos 45:8 – “Os teus perfumes são suaves, e o teu nome é um óleo derramado; por isso, as virgens te amam.”
  7. Salmos 104:14 – “Faze tu produzir o ervaçal para o gado, e a planta que serve para o uso do homem, para que tire da terra o pão, e o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que enriquece o seu rosto, e o pão que sustenta o coração do homem.”
  8. Jó 29:6 – “Quando o meu pé espreitava o cedro, e o meu cálice se achava junto ao cipreste.”
  9. Ezequiel 16:9 – “Então fiz de ti um incenso e deixei-te crescer como a planta do campo.”
  10. Isaías 1:6 – “Eu, o Senhor, não mais recebo a vossa oferta de incenso, nem as vossas holocaustas de animais cevados; o meu espírito está cheio de asco da vossa oblação de sangue de animais, e dos vossos sacrifícios de carne de cordeiros. Não trago mais ofertas, nem aceito mais holocaustos de bois, nem de cordeiros, nem de cabritos.”

Os óleos essenciais também são usados em rituais religiosos e espirituais até hoje em várias tradições em todo o mundo. Eles podem ajudar a criar um ambiente de oração e adoração, e também podem ser usados para ajudar a nos conectar com a espiritualidade de maneiras diferentes.

Em resumo, os óleos essenciais são muito mais do que simplesmente perfumes. Eles têm um significado espiritual profundo e são mencionados várias vezes na Bíblia. Os presentes de ouro, incenso e mirra dados a Jesus pelos Reis Magos são um exemplo disso, mas esses óleos também aparecem em outras passagens da Bíblia e são usados em rituais espirituais até hoje.

Quem sabe, talvez você possa até experimentar alguns desses óleos em sua própria vida e descobrir o poder espiritual que eles podem ter. Lembre-se de que cada óleo essencial tem suas próprias propriedades e pode ser usado de diferentes maneiras, então é sempre importante fazer pesquisa e usá-los de maneira segura e responsável.